Por Gabrielle Amaral - 7º Período
Pelo terceiro ano consecutivo, a campanha “Outubro Rosa” promoveu uma série de ações por toda a cidade com o objetivo de alertar sobre os riscos do câncer de mama e estimular os exames de prevenção. Durante todo o mês, foram oferecidas palestras de conscientização, shows, exposições de artes e serviços para toda a mulherada. Encerrando a campanha deste ano, nesta quarta-feira, 29, às 19h, o Teatro Municipal de Niterói abre suas cortinas para apresentação da cantora Juliana Maia, com o seu show "Uma Viagem Musical", promovido pela ONG Niterói + Humana, dirigida pela primeira dama do município, Fernanda Sixel em parceria com a Associação dos Amigos da Mama de Niterói (Adama).
A cantora em suas diversas "faces" |
Uma viagem musical – Espetáculo apresentado por Juliana Maia, cantora conservatoriense, que traz consigo a essência de música de sua cidade natal (o lirismo romântico). Em suas apresentações, faz uso de figurinos de época, caracteriza-se em homenagem a grandes nomes da MPB, além de retratar em suas canções, o período de grandes transformações na sociedade do Rio de Janeiro antigamente.
Os ingressos custam R$40 (inteira) e R$20 (meia) e estão à venda na bilheteria do teatro, localizado na Rua XV de Novembro 35, Centro. Toda a venda será revertida para a Adama.
A iniciativa do movimento, em Niterói, foi da empresária Silvia Calil Petrus, Diretora da Tio Sam Gym Center, de 52 anos, que combate a doença desde seus 29 anos.
- Ergo sempre a cabeça e penso na resposta que estou dando: enfrento o câncer com garra e altivez, confiando sempre no melhor e obedecendo rigorosamente ao tratamento. Além da atitude que tive em reforçar a campanha aqui na cidade, afim de mobilizar uma maior quantidade de pessoas para que tomem conhecimento da prevenção e possam salvar não só a própria vida mas a de outras também, pois o câncer de mama não é uma sentença de morte quando descoberto no início, resume.
Silvia ainda com o curativo de um dos procedimentos de rotina |
Outubro Rosa - Movimento mundial de conscientização surgido em Nova York nos anos de 1990, que visa alertar a sociedade, mais especificamente, as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Estimula a participação da população, de empresas e entidades que abracem a causa, para que desenvolvam ações que ressaltem a importância do exame de mamografia após os 40 anos. A campanha tem como símbolo o laço de cor rosa.
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