terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Alunos da Uerj ocupam campus e reivindicam pagamento de bolsas
Após semana de paralisação, volta às aulas está marcada para esta terça.
Universidade atravessa uma crise financeira e pagamento está atrasado.


Por Matheus Bizzo 



Estudantes fizeram uma manifestação e ocuparam o campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), no Maracanã, Zona Norte do Rio, na noite desta segunda-feira (30) e na manhã de hoje(1º). Os alunos reinvidicam o pagamento de bolsas, que está atrasado por conta de uma crisse financeira que atravessa a universidade. Após uma semana de paralisação, as aulas serão retomadas no dia de hoje. Por volta de 9h estudantes e professores que chegavam a universidade foram informados sobre a manifestação e conseqüentemente eram impedidos de entrar pelos manifestantes que formaram um cordão de isolamento. Segundo os manifestantes a bolsa para os estudantes está atrasada em um mês e o valor de 400 reais, aos que tem direito a cotas não sofre reajustes há seis anos. Funcionários da UERJ também estão sem receber.

Alunos protestam em frente a UERJ


O movimento, no entanto, não agradou a todos. Alguns alunos e professores que pretendiam dar aula discutiram com os ocupantes, que os impediram de entrar no prédio. A professora Ana Bastos, da rede estadual, saiu de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, para começar uma especialização em orientação vocacional na UERJ.
"Me desloquei ontem até aqui, movi mundos e fundos para estar aqui, deixei criança com avó e não tenho direito de entrar na universidade que é estadual, pública, que é minha e que é meu direito entrar na hora que eu quiser. Argumentei que sou cidadã, que é meu direito pegar informações no meu instituto e não consegui", disse ela, que lembrou estar com o salário parcelado, por também ser funcionária do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário