domingo, 13 de setembro de 2015

Poluição na Baía de Guanabara gera controvérsias

 

A menos de um ano para o início dos Jogos Olímpicos


Por Gracielle Negreiros (7° período)        

          
          Estudos feitos pela Universidade Feevale (RS) a pedido da Associated Press (AP), revelam que há risco de contaminação por vírus e bactérias. Já o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), órgão ligado ao Governo do Rio de Janeiro, no último relatório divulgado, garante a qualidade da água nas áreas onde serão realizadas as provas olímpicas, com exceção da Marina da Glória. 
          
          O Governo do Estado admitir que não irá cumprir a meta de despoluir 80% da Baía de Guanabara. Mas o documento do INEA confirma que a água está dentro dos padrões internacionais. 
          
          As condições da água é alvo de preocupações e críticas, por parte das delegações que iram participar do evento olímpico. Embora a Comissão de Coordenação do COI (Cocom), que avalia os preparativos para a Olimpíada, tenha aprovado os testes feitos na Baía de Guanabara.
         
          Porém basta um olhar mais atento para se perceber o lixo e o esgoto sem tratamento, oriundos das residências e indústrias do entorno da baía. Lançados indiscriminadamente e de forma constante ao mar. Isso causa degradação do meio de ambiente e risco doenças na população.

 Praia de São Francisco, Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário