segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Skateparks o novo point da cidade

Nessas férias a prática desse esporte promete fazer a cabeça da garotada


Por Gracielle Negreiros (7° período)


Foto da internet
Com a proximidade das férias escolares uma boa opção de lazer em Niterói para a garotada são os shateparks Carlos Alberto Parizzi, em São Francisco, zona sul da cidade, e Duda Neves, no Horto do Fonseca localizado na região norte do município.

O skatepark do Fonseca é o terceiro maior do Brasil, com cerca de 2.5 mil m². Inaugurado em 22 de novembro, aniversário da cidade, a área conta com rampas, “gaps”, escadas, bordas, corrimãos, transições, “caverns” e “speed bumps” para os skatistas desfrutar de um circuito mais radical.

A prática do esporte vem crescendo e se popularizando na cidade. Daniel Alves, 13 anos, é frequentador assíduo do skatepark em São Francisco. “Venho aqui todos os fins de semana, o skate vicia. Nas férias quero vim todos os dias” afirmar. O lugar se tornou um point para os skatistas de todas as idades.


Vale lembrar que o esporte deve ser praticado com os equipamentos de segurança como capacete, joelheira e cotoveleira.

Museu do Amanhã será inaugurado dia 19

Por Mauricio Coutinho (8° período)


Já que a Árvore de Natal ainda não tem data prevista de inauguração, uma boa pedida é ir ao Museu do Amanhã que abre suas portas no próximo dia 19 de dezembro.
O museu faz parte das obras de revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro. O prédio foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Possui 15 mil metros de área construída em 2 andares ligados por rampas.


Vista do museu ao amanhecer
O grande apelo do museu foi ser construído com as mais modernas técnicas de sustentabilidade. As águas da Baía de Guanabara por exemplo serão utilizadas no processo de climatização do prédio sem prejudicar a vida marinha e ao mesmo tempo filtrando a água captada e devolvendo-a a baía.


A nova Praça Mauá já tem recebido visitas frequentes

A geração de energia elétrica será por meio de 6 mil e duzentos painéis solares capazes de gerar 200 quilowatts e as coberturas do prédio se movimentarão ao longo do dia para poder captar a maior quantidade de luz solar.
É basicamente um Museu de Ciências onde as pessoas serão convidadas a examinar o passado, conhecer as transformações atuais e os cenários futuristas projetados pelos próximos 50 anos, por meio de ambientes audiovisuais, instalações interativas e jogos disponíveis ao público em 3 idiomas, português, inglês e espanhol. O museu terá ainda atividades educativas, um laboratório de experiências em inovação e um observatório que mapeia os sinais de vida da Terra, além de restaurante, cafeteria e loja.

Amostra de mapeamento de emissão de CO2 (gás carbônico)

O museu parte do pressuposto que nas próximas 5 décadas teremos mais transformações no planeta que nos últimos 10 mil anos e convida a pensar num futuro com seis grandes tendências: mudanças climáticas; crescimento da população e longevidade; avanço da tecnologia; maior integração e diversificação; alteração da biodiversidade e expansão do conhecimento.
O custo da obra é algo polêmico, uma vez que o valor estimado de pouco mais de 200 milhões de reais para a obra mais que duplicou desde o início da sua construção. 


Entrevista com Pianista Elis Yussef

Entrevista com a pianista e estudante de medicina do segundo período da Universidade Federal Fluminense Elis Yussef, de 22 anos.https://archive.org/details/EntrevistaComElis

Haja fôlego: o profissional de eventos

Marcus adora o que faz e preza por dinamismo e qualidade
Por: Mayara Silveira, 7º período 
O portfólio desse profissional inclui trabalhos como: evento teste – Olimpíadas 2015, produção dos blocos de carnaval do Rio de Janeiro 2015, Jogos mundiais militares 2011, além da produção de inúmeros projetos culturais. Produtor de eventos há 17 anos, Marcus Sampaio diz que conta sempre com honestidade e respeita a todos.  Para ele, a falta de informações atrapalha o serviço de um produtor. Confira algumas dicas e curiosidades de um produtor que gosta de ajudar os iniciantes, mas exige dedicação em todos os projetos.
1- Quando viu que gostava de produzir eventos?
Desde que era adolescente gostava de lidar com pessoas e por ter um ciclo de amizades extenso em minha cidade (Niterói) comecei a organizar caravanas para shows e eventos com grupo de amigos.
2- Quem mais te apoia na carreira?
Confesso que foi bem difícil ter o apoio dentro de casa para exercer a profissão que tenho hoje. A todo instante meus pais insistiam em dizer que eu deveria ir atrás de outras coisas. De certa maneira entendo a preocupação deles naquela ocasião e mesmo sem apoio, insisti naquilo que sempre acreditei e gostava de fazer.
3- Do que tem medo?
Talvez de ter que largar a produção por falta de investimentos e crises que assolam nosso país.
Tenho medo também do futuro dos meus filhos caso o mercado fique escasso de trabalhos. Pois o trabalho de produtor na maioria das vezes é feito por contratos temporários.
4- Como quer ser lembrado?
Como uma pessoa que conquistou seu espaço sem precisar passar por cima de ninguém, sempre com honestidade e respeito a todos.
Quero também ser lembrado como incentivador de pessoas que sonham em iniciar na nossa carreira e que necessitam de uma oportunidade.
5- Qual é a parte mais difícil do seu trabalho?
Lidar com a falta de informações necessárias para implantação de um novo projeto. Produzimos a maioria das vezes projetos que podem servir como um divisor de águas em algumas empresas e cidades, e a pouca ou falta de informações corretas podem fazer com que não consigamos dar o retorno desejado a aqueles que investem.
Muitas das vezes temos problemas também com fornecedores que são contratados apenas por terem apresentado um orçamento mais em conta, mas, que não tem qualquer tipo de experiência em eventos e nas nuances que uma montagem pode ter em meio ao processo.
6- O que seria se não fosse produtor de eventos?
Não saberia lhe responder com convicção. Minha vida sempre foi muito voltada para este segmento. Sempre sonhei em ser piloto de avião, fiz até um curso de comissário de bordo, mas minha vontade sempre foi estar aonde estou.
7- O que faz quando não está trabalhando?
No pouco tempo que me resta procuro estar com minha família e tentando dar o máximo de atenção aos meus filhos.
8- Quais são seus objetivos profissionais?
Continuar na carreira e poder estender cada dia mais o meu campo de atuação em projetos diversos.
9- O que é necessário para ser um bom produtor de eventos?
Profissionalismo, comprometimento, responsabilidade, organização, honestidade e saber lidar com pessoas e situações que possam surgir em meio a todos os processos (pré, evento e pós)
10- Qual conselho você deixa para os estudantes de comunicação que desejam produzir eventos?
Busquem conhecer o que é a profissão e TODAS as responsabilidades que o produtor tem que ter para obter êxito. Se informem, pesquisem, se entreguem e façam a escolha com a certeza que desejam essa correria para o seu dia a dia.
11- Você tem sonhos? Quais?
Todo ser humano deve ter sonhos. Entendo que os sonhos que nos motivam a buscar sempre algo mais.
Mas importante sempre entender do que deva ser feito para que este sonho se torne uma realidade e seja viável de ser executado.
 Meu maior sonho é conseguir emplacar um projeto pessoal que beneficie um segmento de mercado que pouco tem apoio.  
12- Qual foi o melhor evento que produziu?
Difícil escolher qual seu melhor filho. (risos) Mas posso dizer que é sempre muito prazeroso ser lembrado e fazer parte de mega projetos como o Reveillon de Copacabana, Copa do mundo, Olimpiadas e etc.
13- Qual é o primeiro passo para seguir essa carreira?
Ser organizado e ter vontade de aprender.
14- O que te inspira todos os dias?
Ser melhor do que fui ontem. Buscar maiores informações e absorver tudo que acontece de bom e ruim em meio aos processos.
15- Como você se define?

Uma pessoa que não tem medo de desafios e que busca sempre dar o melhor de si para fazer com o máximo de dedicação tudo aquilo que me confiam. SEMPRE com honestidade e respeitando a todos.  

domingo, 29 de novembro de 2015

Comércio tem expectativa de melhorar as vendas

         

Por Gracielle Negreiros (7° período)


          Em meio a crisa financeira, comércio  pretende alavancar as vendas neste final de ano.
Com descontos, brindes e promoções tudo para atrair o consumidor, que mesmo com o décimo terceiro está cauteloso. Confira o áudio

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Tiago Iorc no Teatro Popular Oscar Niemeyer

por Larissa Rodrigues - 6ºperíodo.

O cantor Tiago Iorc levou para o Teatro Popular no dia 19 de novembro a turnê que tem viajado o país "Troco Likes". O músico fez seu primeiro álbum totalmente em português. Nascido no Brasil mas morando grande parte de sua vida no exterior, Tiago se consagrou com suas músicas em inglês.


O show contou com os sucessos do disco novo como "Amei te ver" e "Coisa Linda". O músico também fez interpretação de grandes sucessos como "Sentimental" dos Los Hermanos e "My Girl" dos The Temptations. O show voz e violão foi marcado pela emoção do cantor e também dos fãs.

Primeiro dia do evento Novembro negro do IFRJ São Gonçalo é um sucesso

Às vésperas do dia de Zumbi dos Palmares, Banda Dois Africanos cativa público e discute sobre etnia
Opai Bigbig defende que o negro deve conhecer a própria história e se orgulhar

Por: Mayara Silveira, 7º período


O campus São Gonçalo do IFRJ iniciou as atividades do “Novembro negro” com a roda de conversa do projeto ‘Paro, Penso, Falo (?)’. O tema foi "Não vamos falar sobre isso!': Racismo e o mito da democracia racial" e contou com a presença da banda ‘Dois Africanos’, conhecidos pela participação no programa de televisão ‘Superstar’. A estudante do 4º período do curso Técnico em Química e integrante do coletivo antirracista do campus Maria Rodrigues teve a ideia de convidar os cantores, já que o pai é empresário da dupla. O evento aconteceu no dia 19 de novembro, no pátio da unidade.

Opai Bigbig veio de Benim, país africano, é graduado em Filosofia e estuda Relações Internacionais na UFPB - Universidade Federal da Paraíba. Ele diz que não conta a própria história para que sintam pena, mas para ser respeitado pelo que é. Big defende que fechar os olhos para o racismo não é humano. “É mais fácil desistir, mas não escolhemos esse caminho.”

Ele diz que as pessoas são classificadas por cor e a classe social é definida assim. Em um episódio, ele e o parceiro de banda caminhavam por um shopping e seguranças os seguiram, por medo que roubassem algo. Big diz que os jovens são o futuro do país e devem estudar mais sobre a África, pois não há apenas locais pobres no continente.

Izy Mistura  diz que antes do Superstar seguranças atrás deles era sinal de racismo


A dupla fala mais de sete línguas, e dizem que isso não é questão de inteligência e sim de interesse. “Também existem países com boa condição financeira, as pessoas precisam parar de generalizar tudo, não é só miséria. Eu não passei fome, dá para notar” brincou, fazendo referência ao corpo robusto.

Big diz que nada deveria dividir as pessoas, seja religião, cor, dinheiro. Ele reconhece que no Brasil, mais importa o que você tem do que quem você é. Já Izy Mistura estuda Letras/Francês na UFCE - Universidade Federal do Ceará e conta que já foi desprezado por brasileiros. No Togo, na África - onde nasceu - as coisas não são assim, pois a maioria das pessoas é negra.

Izy só entendeu os rumores do racismo no Brasil quando chegou aqui. Para ele, há um processo onde o negro brasileiro tem problemas para se aceitar pela cor. Os cantores dizem que há muito sobre a história dos negros que não é contado. Em homenagem ao dia da Consciência negra, a dupla convidou os discentes a olhar para o colega ao lado e enxergar as atitudes, a personalidade e o que realmente importa. “Somos todos seres humanos. Deus não dividiu o povo geograficamente nem distinguiu de forma alguma.”

Palestra lotada e com surpresa no final: a banda cantou ao vivo



O Novembro Negro é uma parceria entre os projetos Paro, Penso, Falo (?) e Cineclube e o NEABI – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas. Confira a programação do Novembro Negro do IFRJ São Gonçalo:


Programação completa.


sábado, 21 de novembro de 2015

Botafogo carimba retorno com título da Série B

Campeão, Glorioso atinge metas e volta à elite do Brasileiro


Por Luan Costa (6º período)

Em partida realizada na noite desta sexta-feira (20) no estádio que leva o nome de um dos maiores ídolos de sua história, o Mané Garrincha, em Brasília, o Botafogo venceu pelo placar de 2 a 1 o ABC e conquistou com uma rodada de antecipação o título da Série B do campeonato brasileiro de futebol.   
                                                                             Foto: Vitor Silva/SS Press/Botafogo
Jogadores do Botafogo comemoram o título da Série B após a vitória sobre o ABC
Com altos e baixos ao longo da temporada, equipe se mantém no topo e garante a taça


Gols
O alvinegro carioca abriu o placar logo no início, aos 8 minutos, quando Daniel Carvalho cobrou escanteio e Roger Carvalho cabeceou para o gol. O empate do ABC veio com Erivélton,15 minutos depois. O meia da equipe potiguar recebeu um cruzamento rasteiro na grande área e bateu de primeira no canto esquerdo do goleiro Jefferson. O gol do título botafoguense foi marcado por Willian Arão que recebeu passe de Neilton e tocou na saída do goleiro Saulo, aos 32 minutos, ainda na etapa inicial. Assista:


sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Mudança no ponto de ônibus do Mocanguê

Por Luan Costa (6º período)

O projeto da concessionária Ecoponte será conduzido em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Federação das Empresas de Transportes de Passageiros (Fetranspor), Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj) e com o Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro). Ouça a reportagem.


Niterói comemora seus 442 anos de fundação

Por Gracielle Negreiros (7° período)

Cidade Sorriso completa 442 anos de fundação no próximo domingo, mas as comemorações já se iniciam nesta sexta-feira com show de rock na Praia de Piratininga com as bandas DKV, Scalene e Urbana Legion. Confira um pouco da apresentação da Scalene que apesar do atraso de uma hora, não decepcionou o público.

Corinthians é campeão brasileiro de futebol

Campeão em 90, 98, 99, 2005, 2011 e 2015, clube se consolida como um dos maiores vencedores da competição


Por Luan Costa (6º período)


Com três rodadas de antecedência, o Corinthians conquistou na noite desta quinta-feira (19) seu sexto título do Campeonato Brasileiro. Jogando em São Januário-RJ diante do Vasco da Gama a equipe paulista só precisou de um empate para garantir o hexacampeonato, já que foi ajudado pelo rival, o São Paulo, que venceu o Atlético Mineiro e tirou o Galo de Minas da disputa. 
O gol que consagrou o Timão como melhor time do Brasil foi marcado aos 36 minutos do segundo tempo pelo atacante Vágner Love. 
Foto: EFE   
É hexa! Corinthians empata com o Vasco no caldeirão de São Januário e é campeão brasileiro de 2015 Foto: EFE
Jogadores e Comissão técnica comemoram a conclusão de um projeto bem executado


Gols
Após receber passe de Nenê, Julio Cesar tocou na saída do goleiro Cássio e abriu a contagem marcando para o Vasco aos 26 minutos do segundo tempo. Pouco tempo depois, aos 36, foi a vez de Edilson cruzar a bola para a área, Lucca escorar e Vágner Love marcar de cabeça dando números finais à partida. Vasco 1, Corinthians 1.

Confira os gols: 




Ventos fortes danificam estrutura da Árvore de Natal da Lagoa e sua inauguração é adiada

Por Luan Costa (6º período)

A forte ventania que atingiu o Rio de Janeiro na madrugada desta sexta-feira (20), causou danos à estrutura da Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, que vinha sendo montada desde setembro e tinha sua inauguração programada para o próximo dia 28. Segundo a Backstage, empresa responsável pela montagem, ninguém ficou ferido. Devido ao ocorrido, a cerimônia de inauguração foi adiada e a nova data ainda não foi divulgada.

                                              Foto: Marcelo Elizardo/G1 (editada)
Parte da estrutura de 85 metros de altura foi destruída




  Através do perfil no facebook, a organização responsável informou o adiamento da inauguração


Dados
A tradicional Árvore da Lagoa chega a sua 20ª edição com o tema "O Natal da Renovação". Criada em 1996, o símbolo do Natal carioca vem aumentando suas proporções a cada ano. Se mantida a programação inicial, em 2015, a maior árvore da história atingirá os 85 metros de altura, pesando 542 toneladas compostas por 24 km de estrutura tubular, 3,3 milhões de microlâmpadas, 140.000 metros de mangueiras luminosas e 810 m² de base (11 flutuadores).


Redes Sociais
Para saber mais sobre o novo cronograma da festa, conhecimento de mais detalhes sobre a árvore e sua história ou até mesmo para acompanhar a transmissão do Concerto de Inauguração, você pode se conectar a um dos perfis criados exclusivamente para tais fins  (basta escolher a plataforma de sua preferência e clicar nas imagens abaixo) ou acessar o site.


    

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Todos os caminhos levam à comunicação

Giselle acumula fãs por onde passa
Por: Mayara Silveira, 7º período 

Carismática e competente, Giselle Gomes é formada em jornalismo na atual Anhaguera. Estagiou na TV universitária e se orgulha da bagagem alcançada. Foi professora de inglês e espanhol durante seis anos na Wizard Niterói-Centro, onde fez verdadeiros fãs. Conquistou tanto que, ainda como aluna, foi convidada para dar aulas no curso. Conhecida como ‘Gisa’, a eterna teacher continua galgando o caminho do sucesso, agora como Agente de Passageiros da Alitalia. Há recém completados onze meses na companhia, ela é só felicidade, mas não esquece o lado jornalista, muito menos as lições que ensinou e aprendeu com seus alunos de língua estrangeira.

1-      O que fez enquanto estudava jornalismo na atual Anhanguera?

Trabalhei como jornalista apenas na fase de estágio (2004/2007). Comecei como "foca" e terminou meus dois anos e meio de estágio dirigindo, editando e apresentando o programa "Zona Livre" (entretenimento semanal, com duração de 30min) na TV UNIPLI, com exibição no site do Centro Universitário Plinio Leite e na TV Universitária (canal 30 - NET).

2-      Como foi sua passagem pela Wizard?
Lecionei inglês e espanhol durante seis anos na Wizard Niterói-Centro. Fui convidada pela coordenação do curso para dar aulas, devido ao meu bom desempenho no curso como aluna. Como professora, pude aprimorar os idiomas que tinha conhecimento (inglês e espanhol) e acrescentar mais um (italiano) ao currículo.
3-      O que faz no aeroporto?
Hoje não trabalho voando, mas ser Agente de Passageiros me deixa muito mais próxima desse maravilhoso mundo da aviação. Minha inspiração é diária, ao poder me comunicar em vários idiomas que possuo conhecimento e poder vivenciar novas histórias ao longo dos dias.
4-      Como foi essa mudança de trabalho?
A mudança para o aeroporto deu-se da necessidade de mudança de vida e resgate de um sonho de trabalhar na aviação de tempos atrás, já que também sou formada como Comissária de Bordo.
5-      Quais são seus planos profissionais?
Possuo planos de crescimento (quem não os tem?!), dentro a aviação, agora. Há uma ampla gama de novas oportunidades dentro do aeroporto, e é pra frente que se anda (ou seria pra cima?! (risos)
6-      Qual conselho você deixa para os novos jornalistas?
Para os "aventureiros" dessa profissão (jornalismo) deixo o seguinte conselho: deixe-se envolver pela simples paixão de informar. Visar apenas um plano de carreira não idealiza a metade do prazer de "curtir" cada momento que a comunicação proporciona. Viva intensamente cada furo de reportagem, delicie-se numa edição editorial... a essência nunca deve ser vencida por qualquer pensamento capitalista, embora vivamos num mundo assim. Comunique-se!!!


quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Sarau Alternativo em Niterói

Evento com música de qualidade, bandas independentes e artistas de diversos segmentos.


Por Juliana Vasconcelos (6º período)


            Desde 2013 acontece em Icaraí, Niterói, o Sarau Alternativo. Depois de uma breve pausa, o evento voltou com forca total. A cada último sábado do mês, o público niteroiense já se prepara para uma noite repleta de diversão e arte. Durante as edições do Sarau Alternativo são reunidos músicos, grafiteiros, skatistas, poetas e admiradores dos mais diversos segmentos artísticos. Até a plateia que chega para assistir tem a oportunidade de expor seus trabalhos artísticos e autorais. No Sarau o palco é livre e gratuito, a prioridade é promover os novos talentos da cidade, principalmente do rock’n roll.

                                             Participação da Banda Mirah, também de Niterói.

            A Banda Kabillah, natural de Niterói, foi uma das bandas independentes que já passaram pelo Sarau. Foi assim que a banda conseguiu visibilidade e foi convidada para vários shows na cidade. Leo Zaruza, vocalista da banda, nos disse em entrevista a importância desse tipo de evento para os músicos que não tem espaço na mídia.


Vídeo com o vocalista da Banda Kabillah: https://archive.org/details/MVI0462


            O jornal O Fluminense fala sobre o evento, destacando a presença da Banda Kabillah:

                        

            A Banda Devir, participante do programa SuperStar desse ano também começou no Sarau. O guitarrista da Banda, Theo Carvalho, é um dos organizadores do evento e disse que se não fosse o Sarau, talvez a banda não tivesse se formado. "Somos amigos  e resolvemos nos reunir para tocar em um dos Saraus, mas nem imaginávamos que formaríamos a banda. Foi no Sarau que tudo começou e hoje fazemos muitos shows pelo Rio de Janeiro!", conta ele.

                                            Banda Devir em um de seus shows. (foto cedida pelo Théo Carvalho)

            O Sarau é organizado em parceria com o estúdio The Kings Tattoo e produtores do programa de radio Arariboia Rock News. O evento acontece sempre na Avenida Sete de Setembro, n. 97, Icarai, Niteroi. Para mais informações, acesse o facebook do evento: https://www.facebook.com/SarauAlternativo/timeline

domingo, 8 de novembro de 2015

Designer Ana Couto palestra na Semana Design Rio

Evento aconteceu no Jockey Club, na Gávea
 
 
Por: Mayara Silveira, 7º período
 
Ana fala dos deafios do Design moderno
 
 
A Semana Design Rio é um evento realizado pelo jornal O GLOBO, com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo da semana, os visitantes podem conferir palestras, workshops, estudos de caso e uma exposição (Rio + Design) com os destaques da produção anual carioca e fluminense. A Rio + Design é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Rio de Janeiro e a seleção das peças expostas é de responsabilidade do seu conselho consultivo. Nesta terceira edição, a semana recebeu o primeiro Mercado Design Rio. O evento é gratuito e foi até o domingo dia 08 de novembro.
 
Evento teve adesão de pessoas de todas as idades
 
 
O segundo dia de palestras contou com a designer Ana Couto. Formada em Design pela PUC-Rio, fez mestrado em Visual Communication no Pratt Institute, Nova York, com outstanding merit. Em seguida, se especializou em Branding na Kellogg on Branding: Creating, Building, and Rejuvenating Your Brand. A palestra ocorreu no dia 05 de novembro.
 
Ana começou sua palestra parabenizando o Dia do Designer. Ela destacou pontos como proposta de valor, preocupação com causas sociais e inovação. Para Ana, o profissional de comunicação deve acompanhar a sociedade e mencionou uma citação de Charles Darwin: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.  
 
A designer apresentou alguns cases da carreira
 
A designer analisou o mercado nacional e internacional: no Brasil, muitas empresas faliram por falta de comprometimento com os ideais da própria marca. Com a consultoria de branding, os empresários passam a enxergar não o que devem aderir, mas sim o que precisam revelar e valorizar de bom.
Ana diz que não é uma questão de se fantasiar, mas de buscar no fundo da memória da marca o que ela tem que faz sucesso e trabalhar o desenvolvimento de campanhas que não visem o lucro como objetivo final. “A etapa final deve ser o social”.
 
Ela também explicou que em uma crise, é necessário se diferenciar e citou a Starbucks como empresa inovadora, pois aceita a diversidade sexual e isso agrega valor social. Ana diz que todos devem ter um propósito e não se pode ‘falar sem fazer’. A ordem deve ser: ser – fazer – falar.  Confira outras informações sobre o evento e prepare-se para surpresas no ano que vem: http://eventos.oglobo.globo.com/semana-design-rio/2015/sobre/

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

ENADE ENTRA EM SUA RETA FINAL

ENADE ENTRA EM SUA RETA FINAL
Estudantes contam como estão se preparando para o exame



Por Marlon Fonseca (8o período)




            Confirmado para o dia 22 de Novembro, o Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE) vem movimentando a vida dos estudantes que farão a prova.
            
Dentre os 26 cursos contemplados nesse ano encontram-se os de Administração, Ciências contábeis, Jornalismo, Publicidade e propaganda e Psicologia.

            Estudante de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá de Niterói, Thais Roale, de 23 anos, vem contando com o apoio da Faculdade para prestar o exame. “A gente está tendo uma preparação bastante intensiva na faculdade com simulados e palestras” – conta (confira a entrevista completa aqui)


Alunos, como Tais,  têm aprendido a importância do exame
            Carlos Siqueira, de 25 anos, está finalizando o curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense e também fará a prova. “Estou encarando o ENADE como um teste de tudo que aprendi no meu curso. Acho válido fazer o exame. Para me preparar para ele tenho feito uma revisão dos pontos mais importantes e olhado as provas anteriores.” , declara o estudante.

            Criado em 2004, o Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes é obrigatório para o currículo dos estudantes de curso superior. Seu objetivo é avaliar o desempenho dos alunos com relação ao conteúdo programático dos cursos de graduação.


Seus resultados servem como referência para a definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação.

Expectativas para o ENADE

Estudantes estão nos últimos preparativos para o exame


Por Juliana Vasconcelos





          O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes será realizado no dia 22/11/15. E os alunos estão aguardando a confirmação do local de prova. A aluna Suellen Santos, estudante do 7º período de administração da Universidade Cândido Mendes nos contou um pouco sobre a expetativa para a prova e se sente preparada para alcançar um bom desempenho.

          Áudio da estudante:

          Para maiores informações sobre as datas acesse o site: http://enade.unifra.br/?page_id=269

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Acordo coletivo dos bancários será assinado hoje

Por Mauricio Coutinho (8º período)


O banco que ainda permanecia em greve até a última  sexta-feira, o BRB ( Banco Regional de Brasilia ) retornou hoje suas atividades. Até semana passada não havia acordo entre os grevistas e o governo do DF.  O governador insistia em conceder o aumento negociado pela FENABAN (Federação Nacional dos Bancos) somente a partir de 2016, sem retroatividade. Após várias tentativas de acordo, na sexta-feira,  o banco cedeu e resolveu conceder o aumento a partir de setembro passado, data-base da categoria. Os empregados reunidos em assembléia em Brasília, encerraram a greve.

A  FENABAN e as entidades representativas do bancários, assinam hoje o acordo coletivo de trabalho que pôs fim à greve iniciada em 6 de outubro que durou 21 dias na maioria das capitais.
A proposta que pôs fim à greve concedeu reajuste linear de 10% sobre os salários e de 14% sobre os vale refeição e vale alimentação. O aumento real não chegou nem a 0,5% já que a inflação acumulada foi de 9,88%, mas segundo a Presidente do Sindicato do Rio de Janeiro, Adriana Nalesso, foi o máximo que se pode conseguir no atual contexto da economia, de incertezas apesar do lucro dos bancos continuarem à margem da crise.

Com relação aos dias parados, ficou acertado que após a assinatura do acordo, será feita compensação de 1 hora por dia até 15 dezembro. As demais horas dos 21 dias de greve ficam anistiadas. No caso do BRB, que retornou as atividades hoje, a compensação das horas inicia no próximo dia 9.