segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Inscrições abertas para a Semana Acadêmica do IFRJ Campus São Gonçalo

O evento é o mais esperado do ano, pois reúne atividades acadêmicas e culturais



Por Mayara Silveira 7ºperíodo

A INTERATIVIDADE EM AÇÃO é a semana acadêmica do Campus São Gonçalo do IFRJ, e vai acontecer nos dias 05, 06 e 07 de outubro. O evento movimenta a rotina dos estudantes e servidores, além de ser um espaço para compartilhar conhecimentos adquiridos ao longo dos cursos. Visitantes podem conferir minicursos, palestras, oficinas e exposições.

Os interessados devem se inscrever até o dia 02 de outubro pelo link:
https://docs.google.com/a/ifrj.edu.br/forms/d/1lkUui3QHZ7xOzlDiygyR5VmhYD4ExEgErxzaaOi-Z1w/viewform?c=0&w=1

Confira a programação:

Inscrições abertas para a III Jornada Acadêmica do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena (NEABI) do IFRJ Campus São Gonçalo

 
 
Por Mayara Silveira 7º período
 
Atividade buscar compartilhar conhecimentos no âmbito das relações étnico-raciais
No intuito de promover mais um momento de trocas e interações, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena (NEABI) do IFRJ Campus São Gonçalo organiza sua III Jornada Acadêmica, na qual serão apresentadas comunicações livres sobre pesquisas e/ou experiências no âmbito das relações étnico-raciais.
 
Cada participante terá entre 15 minutos para apresentação e a sala conta com recursos audiovisuais, caso necessário. Caso o número de inscritos seja maior que o tempo reservado ao evento, será realizada uma avaliação do resumo enviado por uma banca constituída entre os professores que integram o NEAB-IFRJ/SG e os inscritos devidamente contactados.
 
As inscrições estão abertas para alunos(as) e ex-alunos(as) dos Cursos de Especialização em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-brasileira e do Curso de Extensão Brasil e África em Sala de Aula e visitantes.
 
A III Jornada acontecerá nos dias 06 e 07 de Outubro, das 14h às 18h,  durante a Semana Acadêmica do IFRJ Campus São Gonçalo, no Laboratório de Ciências Humanas Abdias Nascimento.
Para se inscrever, basta preencher o formulário no link abaixo até às 14h do dia 05 de outubro:
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: http://goo.gl/forms/nmFnNqECPU
Como chegar: Rua Dr. José Augusto Pereira dos Santos, s/nº, Neves, São Gonçalo, RJ.
 
Os certificados serão entregues no ato da apresentação. Qualquer dúvida pode ser enviada para neabi.csg@ifrj.edu.br.
 

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Onda de violência nas praias antecipa Operação Verão

Por Luan Costa (6º período)
   A série de arrastões que aconteceu no último fim de semana (19 e 20/09) nas praias da Zona Sul do Rio de Janeiro, fez com que a Prefeitura e a Secretaria de Segurança do Estado anunciassem a antecipação da Operação Verão para este sábado (26/09). Com o efetivo superior a 700 homens, de batalhões como o Choque (BPCHq), Batalhão de Ações com Cães (BAC), Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE) e do Regimento de Polícia Montada (RPMont), a operação intensificará o patrulhamento nos principais acessos às praias. Ao todo são 34 locais de abordagem, em pontos de ônibus, onde passageiros serão revistados e, para o caso de suspeita de menores em situação de risco, assistentes sociais estarão presentes para avaliar a situação de vulnerabilidade dos mesmos. Os agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social também estarão atuando em tendas distribuídas pela orla da cidade.
   Para agilizar o deslocamento de viaturas e policiais em eventuais ocorrências, um helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM) fará parte do esquema e transmitirá imagens, em tempo real, para uma base móvel que ficará alocada no Arpoador.
   Essa medida ostensiva foi tomada após uma semana de confrontos físicos e ameaças feitas através das redes sociais. No domingo (20/09), teve início esse novo problema. Cansados dos sucessivos assaltos e revoltados com a falta de ação da polícia, alguns moradores e banhistas passaram a agredir os supostos criminosos na areia das praias e pelas ruas de Copacabana. Um crime pelo outro.
   Ao longo da semana, um grupo de “justiceiros” orientou seus integrantes a levar para a praia objetos contundentes, como socos-ingleses, tacos de beisebol e armas de choque. Do outro lado, os suspeitos exibiam os objetos furtados, comemoravam a ação e revidavam as ameaças com mais provocações.


Um dos menores compartilhou um post ofensivo de um grupo de "justiceiros".

A secretaria afirmou ainda que a ação será ordenada para coibir as ações tanto dos assaltantes quanto dos "justiceiros".

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Estudantes se preparam para o ENADE


Horas a mais de estudos e simulados ajudam os alunos a fazer a prova


Por Gracielle Negreiros (7° período)



Os convocados para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) estão se dedicam mais aos estudos. Buscando assim obter melhor resultado. E as Instituições de Ensino dão um incentivo a mais, com a realização de simulados que conta como nota na avaliação interna dos universitários.

 Amanda Lima, 27, cursar o 8° período de Administração na Universidade Paraíso, está se preparando para o exame e aprova os simulados. “Acho bom pois incentiva os alunos a fazerem. Já que a maioria é desinteressado pela prova, que vai dar uma nota ao nosso curso e valorizar ou não nosso currículo. Está sendo uma oportunidade de aprender mais”.

O ENADE avalia o rendimento dos universitários que estão no curso de graduação, ingressantes e concluintes, em relação à estrutura curricular de cada carreira acadêmica. O resultado do exame é computado e as universidades são classificadas em um ranking. O que estimula melhorias na qualidade de ensino dentro das faculdades.

“Ajuda a manter um certo padrão na qualidade do ensino. Já que tanto a instituição quanto nós dependemos dessa nota. Mas a instituição mais ainda.” – declara Amanda.

O ENADE será realizado no dia 22 de novembro de 2015 às 13hs (horário de Brasília). Para outras informações acesse: http://portal.inep.gov.br/enade



quarta-feira, 23 de setembro de 2015

IFRJ abre seleção para cursos técnicos integrados ao ensino médio


O IF SG é referência no ensino técnico desde 2008.

 
 
Por Mayara Silveira 7º período

Inscrições vão até o dia 18 de outubro. São mais de 1.000 vagas em 18 cursos.

A dica é para quem busca atrelar o ensino médio ao técnico. Carinhosamente chamado de IF pelos alunos, o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) possui oito campi e lançou o edital do processo seletivo para os cursos técnicos integrados ao ensino médio. São ao todo 1.160 vagas em 18 cursos. Pode se candidatar qualquer pessoa que apresente como escolaridade mínima o ensino fundamental completo ou esteja cursando o 9º ano desse nível de ensino no ano letivo de 2015.

Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição disponível na página concursos.biorio.org.br, até às 23h59 do dia 18 de outubro de 2015. No momento da inscrição, o candidato deverá optar por concorrer entre as modalidades Ampla Concorrência (AC) ou Sistema de Reserva de Vagas (SRV) para Escolas Públicas, de acordo com os critérios descritos no edital.

A taxa de inscrição é de R$ 60,00 e o prazo para pagamento é até o dia 19 de outubro em qualquer agência bancária, por meio do boleto gerado ao fim da inscrição. Para solicitar a isenção da taxa, os candidatos devem preencher o formulário de pedido de isenção até às 23h59 do dia 23 de setembro de 2015, e enviar os documentos solicitados de acordo com as instruções do edital.

 Avaliações de Redação, Língua Portuguesa e Matemática

A prova será aplicada no dia 1º de novembro de 2015, das 9h às 13h, no local indicado no Cartão de Convocação para a prova. Os candidatos farão uma prova objetiva de múltipla escolha, com 25 questões (10 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática), e uma prova de Redação.
O resultado preliminar (relação nominal com as notas obtidas pelos candidatos na prova objetiva) sairá no dia 16 de novembro e o final será divulgado no dia 16 de novembro de 2015, após as 14 horas, nas páginas do IFRJ (
www.ifrj.edu.br) e da FBR (concursos.biorio.org.br) no dia 23 de dezembro de 2015, após as 14 horas.

Palestra com Marcelo Remigio

Por: Luan Costa (6º período)
   Na noite desta terça feira (22/09) o repórter de política do jornal “O Globo” e professor Marcelo Remigio conversou com estudantes durante uma palestra que aconteceu no campus de Niterói da Universidade Estácio de Sá. Experiências na carreira de assessor de imprensa e jornalista, fatos curiosos, internet e perspectivas sobre o futuro do jornalismo foram alguns dos assuntos que pautaram o bate-papo. No fim, o jornalista contou pra gente um pouco da sua história em uma entrevista.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Jornalista e Professor Marcelo Remigio fala sobre jornalismo participativo e o papel social do jornalismo

       Por Mauricio Vianna ( 8° Período)

      Durante a palestra Marcelo Remigio deu detalhes sobre o uso do jornalismo participativo e o papel social do jornalista enquanto cidadão que possibilitou que algumas de suas reportagens publicadas fossem premiadas mesmo sem buscar esse objetivo .   Confira parte do aúdio

      

           

O profissional do Jornalismo multimídia


Por Gracielle Negreiros (7° período)



          Em entrevista Marcelo Remigio, jornalista e professor, destaca o novo perfil do repórter.  Geralmente jovem, ágil, que tem habilidades com as novas tecnologias. Esse profissional elabora pautas, grava vídeos e áudios, produz textos para online e impresso.
Confira o áudio

Possível "crise" jornalística e mercado de trabalho

Palestra com o jornalista e professor Marcelo Remigio reúnem estudantes e professores de publicidade e jornalismo.


Por Juliana Vasconcelos (6º período)

                Na noite desta terça-feira (22/09), o jornalista e professor Marcelo Remigio comentou sobre as possíveis crises nas áreas de atuação do jornalismo, deu dicas para os alunos, e explicou sobre a importância do jornalista ser multimídia para os dias atuais.
                A coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá, campus Niterói, Soraya Venegas contribuiu para a palestra falando sobre os prêmios que ele já ganhou e pediu para que o Marcelo comentasse sobre a importância desses prêmios para um jornalista ser reconhecido. Remigio disse que os prêmios são importantes para que o jornalista tenha mais credibilidade. Enfatizou também que para escrever matérias merecedoras de prêmios é preciso ter criatividade e observar o cotidiano social.

                                             Coordenadora e professora Soraya Venegas interagindo com o palestrante.

                Além disso, Soraya também pediu para que ele explicasse a importância da internet como fonte e que falasse sobre o trabalho do Assessor de Imprensa, o qual ele exerceu por um determinado tempo.
                A interação dos estudantes com o palestrante contribuiu muito para que as informações e dúvidas sobre o mercado de trabalho fossem esclarecidas. O estudante Gabriel do 7º período de jornalismo, questionou sobre podcasts, querendo saber se esse é o mercado que está crescendo dentro do jornalismo. Remigio disse que sim e colocou mais uma vez a importância do profissional ser multimídia e estar sempre presente na web.


Alunos atentos as dicas do jornalista e professor Marcelo Remigio

                Por fim, conversei com a estudante Renata Terra do 6º período de jornalismo que ficou muito empolgada com a palestra: "Ele demonstrou muito conhecimento com o jornalismo contemporâneo que está crescendo na web e realmente trouxe inspiração para os alunos e nos deu ânimo para seguir com a carreira."


Entrevista com o jornalista e professor Marcelo Remigio

                                                                             
                                                                                     
                                                                                            Por Erika Longhi - Sexto Período

Em uma entrevista perfil o jornalista e professor da Estácio Marcelo Remigio, conta aspectos da carreira e compartilha um pouco da experiência, também comenta como foi participar do livro ENADE Questões Comentadas.



https://youtu.be/1yc44M4_OoM

PROFESSORES E ALUNOS PARTICIPAM DE PALESTRA NA ESTÁCIO DE NITERÓI


PROFESSORES E ALUNOS PARTICIPAM DA PALESTRA NA ESTÁCIO DE NITERÓI

Profissionais e estudantes aproveitam o espaço para debater sobre os rumos atuais do jornalismo.


Por Marlon Fonseca ( 8 Período)


            Em palestra realizada, no dia 22 de Setembro, no Campus de Niterói da Faculdade Estácio de Sá, ministrada pelo professor e jornalista Marcelo Remígio, professores e alunos tiveram a oportunidade de participar ativamente.


Alunos ouviram dicas sobre os rumos do jornalismo


            Mediada pela coordenadora do curso, Soraya Venegas, o encontro foi uma grande oportunidade para se debater o rumo do jornalismo. Ao apresentar o palestrante e o tema, Soraya, enfocou bastante no tratamento aos desafios do jornalismo contemporâneo (ouça o audio)

            A professora de Jornalismo e coordenadora do jornal mural Estaciente e do Rádio Estação, Helen Britto, questionou Marcelo sobre o papel atual da mídia impressa, a questão mercadológica e a pouca aceitação pelo público mais jovem. (ouça o áudio).

            Ao fim da palestra, os alunos puderam fazer uma avaliação do resultado dela. Estudante do 8 período de jornalismo, Maurício Coutinho, destacou as dicas fornecidas pelo Marcelo “Achei importante o que ele falou sobre o mercado de trabalho, o perfil dos profissionais que estão trabalhando(...) “ destacou o aluno– ouca a entrevista completa


            Também estudante de jornalismo do Campus de Niterói,Mathias Dias,  se interessou pelos aspectos atuais do mercado de trabalho . “Achei interessante o que ele falou sobre os podcasts, a mídia impressa, as dicas de como entrar no Jornal O Globo”, enfatiza. (Ouça )

Conhecimento em xeque

O jornalista Marcelo Remigio e os desafios do mercado de trabalho

Por Mayara Silveira 7º período




A Coordenadora do curso de Jornalismo da unidade Soraya Venegas e o jornalista Marcelo Remígio


 


O repórter do jornal O Globo Marcelo Remígio palestrou na Universidade Estácio de Sá campus Niterói. A mesa contou com a mediação da Coordenadora do curso de Jornalismo da unidade Soraya Venegas. Marcelo - mais conhecido entre os alunos como Remígio - explicou as dificuldades da carreira e deu dicas de como se inserir no mercado. O evento ocorreu no dia 22 de setembro.


Com 25 anos de carreira, Marcelo coleciona prêmios como CNT e Ayrton Senna. Foi secretário de comunicação da Prefeitura de Petrópolis. Integrou a equipe do jornal O Dia por 15 anos. Há cinco, atua como repórter do Globo. Também é professor da Universidade Estácio de Sá.


Ao descrever o papel do novo profissional, ele destaca a importância do multiuso. "O repórter hoje faz vídeo, infográfico, fotografias e ainda monta uma galeria com essas fotos, o que torna a matéria muito mais interessante" contou.

 
Alunos acompanham as dicas para entrar no mercado de trabalho

 


Marcelo enumerou algumas mudanças no jornalismo nos últimos anos: alteração do perfil do jornal, o fácil acesso ao celular e aplicativos, o fato de que o jornal impresso se parece cada vez mais com uma revista e o complemento dos conteúdos com declarações de especialistas.


O jornalista declarou que não existem muitas oportunidades no Rio de Janeiro para os jornais impressos. Já os sites, podem ser vistos como uma grande chance para os estudantes e profissionais da área. Para ele, as rádios aproveitam a internet como uma das ferramentas de sobrevivência.


Ele analisou o perfil do novo repórter, e dispara: "Sejam criativos. Escrever sobre o menino que vende bala no sinal está batido. Procurem curiosidades do cotidiano, o que as pessoas não notam. O bom repórter está na rua e tem fontes em todas as áreas."


Marcelo explicou as dificuldades da carreira



Para Marcelo, a assessoria de imprensa é uma ótima alternativa quando se trata de boa remuneração. Porém, ele lembra que o assessor de imprensa está do outro lado da moeda, pois também é jornalista, mas tem uma função mais trabalhosa.


"O repórter precisa apurar e escrever, relatar os fatos. Já o assessor, precisa vender a pauta, convencer os veículos de comunicação a disseminar tal conteúdo".



Os docentes ao fim da palestra


O professor lembrou que o mercado atual mostra a internet como uma boa fonte de pautas mas é necessário conferir se o portal é confiável. A Coordenadora da Rádio Estação e do Jornal Estaciente, veículos de comunicação da Universidade Estácio de Sá - Niterói, e professora da unidade Helen Britto falou sobre a importância da palestra para os alunos.

"Qualquer aproximação dos alunos de comunicação com os profissionais que estão no mercado de trabalho é de fudamental importância, não só para os estudantes de jornalismo, mas também para quem estuda publicidade. Esse encontro esclareceu o momento jornalístico que estamos vivendo, e isso dá ferramentas para que os estudantes reflitam e saibam onde vão pisar em breve."

Já a estudante do 7º período de jornalismo Elisa Gonçalves aproveitou as orientações e pretende usá-las na trajetória. "Foi muito interessante. O professor mostrou as curiosidades de cada veículo, os caminhos que o jornalismo oferece e como o repórter deve se comportar para alcançar destaque. Com certeza essa palestra acrescentou muito para a minha carreira que ainda vai começar. Abriu meus horizontes."


Visão política e a entrada no mercado de trabalho
 
Marcelo Remígio explica que a visão política do jornalista não está atrelada necessariamente com a posição da empresa em que trabalha. "Não penso igual aos donos do jornal em que eu trabalho. Sou de esquerda. A questão é que o repórter tem que seguir a linha editorial do veículo em que estiver."

Ele explica que, para entrar no mercado de trabalho, o aluno deve procurar estágio nos primeiros períodos. A escolha do tipo de veículo em que se quer trabalhar também ajuda na busca por uma vaga: seja rádio, Web, TV ou impresso, o estudante precisa definir a área e dominar as ferramentas.



 

aniversario SG

Por: Matheus Bizzo


Município de São Gonçalo comemora 125 anos.



Instituto Educação Clélia Nanci encerra o desfile escolar em São Gonçalo 

No dia de hoje, o município de São Gonçalo completa 125 anos. Ocorreu o tradicional desfile civil e militar na Rua Feliciano Sodré no centro, ao todo 37 escolas públicas e particulares participaram do Evento, a última escola a desfilar foi o Instituto Educação Clélia Nanci. O prefeito Neilton Mulim aproveitou a ocasião para anunciar novas obras de pavimentação, urbanização e drenagem em redes de esgoto e água em mais de 100 ruas da cidade.


 Desfile das Escolas lotam a Avenida Feliciano Sodré




Na Parte da Tarde, as apresentações musicais contagiaram a população gonçalense, fizeram shows: Claudia Sing(MPB), o sertanejo Viny Spindolla, Agnaldo Timóteo, o grupo de pagode Bom Gosto, a Banda de Rock Biquini cavadão e a bateria da Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra encerraram as festividades.

O Público estimado foi de 20 mil pessoas.

Revitalização Caio Martins

Por Matheus Bizzo


Estádio Caio Martins voltará a receber jogos

O Botafogo vai voltar a jogar no Caio Martins em 2016. Nesta terça (22) O clube alvinegro e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, assinaram um acordo para revitalização do estádio. Assim, o glorioso vai mandar seus jogos do campeonato carioca e parte do campeonato Brasileiro do próximo ano, na cidade de Niterói. Ainda serão necessárias para a diretoria do clube carioca apresentação de projeto, e planos de captação de verbas para as obras.

Essa foi a alternativa encontrada pelos dirigentes do Clube de General Severiano, já que o Estádio Nilton Santos vai ter de passar por reformas em Novembro e será entregue ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016.

Arquibancada dará lugar a 'tobogã' maior. Outros dois 'tobogãs' ficarão atrás dos gols.

Trabalho voluntário faz a diferença através do esporte

Por Gracielle Negreiros (7° período)


          No estádio do Caio Martins funciona um projeto coordenado pelo Instituto Zezeu Capoeira Livre. Onde crianças, adolescentes e jovens aprendem não somente a luta, mas também toda história e simbologia da capoeira.
As aulas são realizadas as segundas e quartas das 15h às 20h, no Estádio do Caio Martins.
Rua Presidente Backer, s/n Santa Rosa – Niterói
Tel. 2715-4465  



Confira o vídeo:

  


segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Rio Consciente

Por Matheus Bizzo

Ações de conscientização marcam semana de luta das pessoas com deficiência.

O governo do estado e assembléia legislativa estão organizando uma iniciativa no dia de hoje (21), com intuito que pessoas sem deficiência vivam situações enfrentadas diariamente por cadeirantes, pessoas com deficiência visual e auditiva. A ação denominada Rio Consciente simboliza a passagem do dia nacional da luta das pessoas com deficiência e ocorre na praça xv, no centro do rio, e vai até a próxima quinta feira (24).

Durante o evento no local, uma série de atividades vai entreter e desafiar o público: realizar atividades em cadeiras de rodas, subir em rampas, entrar em taxis não adaptados, com olhos vendados e com fones de isolamento nos ouvidos. Além de fazer com que a população experimente as dificuldades vividas pelos deficientes, a ação também visa conscientizar os órgãos governamentais sobre a importância e valorização da autonomia dos indivíduos que enfrentam dificuldades, e ainda incentivar o investimento na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.



Ação Rio Consciente dá oportunidade de participação em um circuito que reproduz situações vividas no dia a dia dos portadores de deficiência.

O aposentado José Geraldo machado, 75 anos, elogiou a iniciativa. “É muito importante essa iniciativa de conscientização para que todos nós possamos ver as dificuldades que eles encontram no dia a dia. Por exemplo, quando me vendaram e eu ‘fiquei cego’, me senti completamente perdido! Quando fiquei sem ouvir, também. A gente acaba dando valor para essas coisas que parecem simples para quem não é portador de deficiência”, disse.
Tânia rodrigues, deputada estadual (PDT) e cadeirante, chamou a atenção para o fato de o tema estar em evidência, pela proximidade dos jogos paralímpicos rio 2016. “ano que vem receberemos muitos deficientes na nossa cidade, então é um tema a ser tratado com muito carinho”.


Durante a manhã, foi inaugurada a exposição “Inclusão pela Arte”, no salão nobre da assembléia legislativa, que reunirá obras de 18 artistas que usam a boca e os pés para pintar. Diferentemente do circuito, a exposição fica em cartaz de hoje até o dia 28 de setembro.

SERVIÇO:
Ação “Rio Consciente”
Data: 21/09 – segunda-feira
Horário: A partir das 9 horas
Local: Praça XV – Em frente à estação das barcas – Centro, RJ
Abertura da exposição “Inclusão pela Arte”
Data: 21/09 – segunda-feira
Horário: 11 horas
Local: Salão Nobre da Alerj - Rua Primeiro de Março, s/nº - Praça XV, Centro, RJ
II Encontro Autonomia para Pessoa com Deficiência
Data: 24/09 – quinta-feira
Horário: A partir das 9h  
Local: Auditório da Firjan – Avenida Graça Aranha, 1 – Centro, RJ





Entrevista com o Fotojornalista de conflito Joel Silva

                                                                                       

                                                                                     Por Erika Longhi - Sexto Período

O fotojornalista da Folha de São Paulo, Joel Silva fala sobre a transformação do Jornalismo, sobre os perigos da cobertura de conflito e dá dicas aos futuros jornalistas.



https://archive.org/download/EntrevistaComOFotojornalistaJoelSilva2

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Halleluya

Evento católico que agitou o Rio de Janeiro

Por Juliana Vasconcelos. (6º período)

            Neste último final de semana aconteceu a 5ª edição do festival católico Halleluya e agitou a Lapa. O evento aconteceu nos dias 11, 12 e 13, e contou com a participação de diversos cantores e bandas da música católica.

                                                             Palco e estrutura do festival.

            O Halleluya surgiu em 1988, em Fortaleza, no Ceará. Foi organizado pela Comunidade Católica Shalom. A proposta era oferecer uma alternativa para os jovens no mês de férias, em julho, quando a cidade recebia a micareta conhecida como Fortal. Foi diante dessa situação que a comunidade Shalom lançou o festival como uma proposta de alternativa diferente para que os jovens pudessem ter uma experiência com Deus, cheia de alegria.
            No total foram onze atrações, uma peça teatral e dois grandes nomes do cenário nacional. Destaque para os grupos Missionário Shalom e Rosa de Saron, dois dos mais conhecidos e preferidos dos jovens católicos brasileiros. No domingo, o festival foi aberto com a missa de Dom Orani Tempesta. O Arcebispo do Rio elogiou os jovens que estavam presentes mesmo com tanta chuva e frio.

Público acompanha o momento da santa missa.

            O acesso ao público foi gratuito. O evento foi movido por voluntários e a maioria das bandas cobrou apenas uma ajuda de custo para se apresentar.
            Além de música, o evento contou também com teatro, ações sociais, esportes radicais, missas, confissões e aconselhamentos, que fizeram parte de uma grande evangelização e amor a Deus.
            Conversei com o jovem Católico, Julio Freitas, que nos deu um depoimento dizendo o que achou do evento:

Depoimento de jovem católico sobre o festival


Para saber mais sobre o festival e as próximas datas, entrem no site: http://www.festivalhalleluya.org/

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Manual do Estudante do Enade 2015 já está disponível

Manual do estudante do Enade 2015 já está disponível
Documento contém informações fundamentais para os estudantes


Por Marlon Fonseca (8 período)



            Encontra-se disponível, desde o dia sete de Julho de 2015, o Manual do Estudante – Enade 2015. Nele estão contidos o cronograma e as orientações para o acompanhamento das etapas do exame.

            Os inscritos tiveram até o dia 21 de Agosto para a conferência de seus dados.

Estudantes de todo do Brasil irão prestar o exame


            A prova será aplicada no dia 22 de Novembro, ás 13 horas e é obrigatória para os alunos selecionados. Dentre os 26 cursos contemplados nesse ano encontram-se os de Administração, Ciências contábeis, Jornalismo, Publicidade e propaganda e Psicologia.



Entenda o Enade

            Criado em 2004, o Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes é obrigatório para o currículo dos estudantes de curso superior. Seu objetivo é avaliar o desempenho dos alunos com relação ao conteúdo programático dos cursos de graduação.

Exame avalia o desempenho de estudantes e cursos de graduação

            Ele integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep). A participação dos estudantes selecionados é obrigatória sob penalidade de não obtenção do diploma de conclusão de curso.


            Seus resultados servem como referência para a definição de ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação.

Preview Rock in Rio 2015

POR LARISSA RODRIGUES - 6º PERÍODO




A edição de 30 anos do Rock in Rio começa nesta sexta-feira(18) e para que tudo esteja perfeito aconteceu nesta terça-feira(16) o preview para 4 mil convidados. Um evento-teste para conferir o funcionamento total da Cidade do Rock.


 Algumas lojas do festival estavam funcionando, outras dando os retoques finais. Os brinquedos estavam a pleno vapor e com novidades: o novo brinquedo Xtreme promete levar adrenalina para o coração do público. Esse ano para tentar diminuir as filas, o Rock in Rio criou um aplicativo para agendar os horários, assim você não perde nenhum segundo dessa grande festa.

 Na sexta-feira, início do festival, a grande atração da noite é a banda Queen que se apresentou na primeira edição em 1985 com Freddie Mercury. A apresentação desse ano vai contar com o cantor Adam Lambert e promete emocionar o público com os clássicos "Love of my lyfe" e "We are the champions". Vale conferir!
Cidade do Rock em teste

O festival vai até o dia 27 de setembro.
Para quem quiser saber mais sobre a edição de 30 anos do Rock in Rio é só acessar o site: www.rockinrio.com.br





domingo, 13 de setembro de 2015

Campanha Toque com Amor em parceria com o Movimento de Mulheres em São Gonçalo

 

                                                                        Por  Erika Longhi  Sexto Período

         Sustentabilidade e Responsabilidade Social


 Sebastião Rafael criador da Campanha Toque com Amor 


Sebastião Rafael é designer formado em Moda pelo Senai Cetiqt, há vinte anos começou a  trabalhar em concursos de moda, ganhou vários prêmios, se especializou em Design de Moda em Florença na Itália, atua nas áreas de Artes Plásticas, Design e Moda,  já foi diretor criativo em agências de Marketing, também é consultor, presta consultoria para empresas e recentemente abriu um Studio, o Seba Sebat Studio. Trabalha há algum tempo em projetos ligados à área social, inclusive em projetos de moda desde 1997, quando ganhou o primeiro prêmio de Design de Moda, o Corduroy Fashion, que já se tratava de um tema social que ele intitulou “Medo e fome”.

Sebat Sebat como gosta de ser chamado é o criador da Campanha Toque com amor, que auxilia a Ong Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG), a produzir e comercializar uma blusa como produto para ajudar a patrocinar projetos da Ong, que é uma organização da sociedade civil, de utilidade pública, municipal e estadual. Fundada em 1989, tem como objetivo debater, refletir e propor políticas públicas destinadas às mulheres em especial nas áreas de saúde integral da mulher e no enfrentamento a todas as formas de violência e discriminação baseada no gênero, mas também defendem os direitos humanos de uma forma geral, de crianças e idosos.



Sede do Movimento de Mulheres em São Gonçalo
Rua Rodrigues da  Fonseca, 201 - Zé Garoto
e-mail:mulheresmmsg@ig.com.br
Telefone de contato: 2606-5003


 O designer dá consultoria ao Projeto Iniciativa Jovem, para várias áreas dentro da Shell, ao tomar conhecimento da instituição Movimento de Mulheres, entrou em contato com a diretora fundadora Mariza Chaves e falou sobre a sua proposta de sustentabilidade, em uma reunião também explicou para Douglas Bianchi, psicólogo e coordenador do Movimento, a partir daí formulou o projeto e começou a fazer a proposta para a instituição e a sociedade.

“A ideia do Toque com amor surgiu através do logotipo, surgiram perguntas como: o que representa mulher, o que representa movimento? Foi então que surgiu o M estilizado, que advém do conceito efeito borboleta, que pertence a um físico e matemático americano que vem da ideia de que tudo o que você movimenta tem consequências do outro lado do mundo, o objetivo é realizar o engajamento da parte mais jovem da sociedade, o toque tem haver com a tecnologia touch, você toca o tempo todo no celular para se comunicar, o toque acontece na aproximação social”, afirma Sebat.
A motivação da campanha é gerar sustentabilidade aos projetos sociais, fazer com que o terceiro setor seja mais agente, mais independente, trabalhar com patrocinadores, mas desenvolvendo cada vez mais recursos próprios, explica o designer.



Camisa Toque com Amor diversas estampas e vem com um brinde



A blusa tem estampas variadas, um diferencial é que também tem camisas com temas de times de futebol e vem com uma embalagem que é um cofre para guardar as economias, para quem tiver loja e quiser adquirir para vender ou mesmo quiser ser revendedora independente é só ligar para a sede do Movimento de Mulheres em São Gonçalo. Telefone: 2606-5003.

Para comprar a camisa e acompanhar a página no Facebook: Toque com Amor 
Movimento de Mulheres.



Poluição na Baía de Guanabara gera controvérsias

 

A menos de um ano para o início dos Jogos Olímpicos


Por Gracielle Negreiros (7° período)        

          
          Estudos feitos pela Universidade Feevale (RS) a pedido da Associated Press (AP), revelam que há risco de contaminação por vírus e bactérias. Já o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), órgão ligado ao Governo do Rio de Janeiro, no último relatório divulgado, garante a qualidade da água nas áreas onde serão realizadas as provas olímpicas, com exceção da Marina da Glória. 
          
          O Governo do Estado admitir que não irá cumprir a meta de despoluir 80% da Baía de Guanabara. Mas o documento do INEA confirma que a água está dentro dos padrões internacionais. 
          
          As condições da água é alvo de preocupações e críticas, por parte das delegações que iram participar do evento olímpico. Embora a Comissão de Coordenação do COI (Cocom), que avalia os preparativos para a Olimpíada, tenha aprovado os testes feitos na Baía de Guanabara.
         
          Porém basta um olhar mais atento para se perceber o lixo e o esgoto sem tratamento, oriundos das residências e indústrias do entorno da baía. Lançados indiscriminadamente e de forma constante ao mar. Isso causa degradação do meio de ambiente e risco doenças na população.

 Praia de São Francisco, Niterói