quarta-feira, 27 de março de 2019

Novo espaço de entretenimento para jovens em Niterói



Por Thaís Ferrão

O Centro Nova geração começa a funcionar no início do segundo semestre com o término das obras no antigo Ciep no Barreto, em Niterói. O espaço foi revitalizado para oferecer gratuitamente a jovens e crianças do bairro atividades culturais, entretenimento, cursos técnicos, esporte e lazer.
                                                            Foto divulgação - Prefeitura de Niterói
Obras em reta final no Barreto  
         O antigo Ciep da localidade chamada Buraco do Boi   está fechado há mais de 10 anos. Com a municipalização ocorrida há dois anos, a prefeitura assumiu a gestão do prédio. Com isso, os jovens do Barreto terão novas oportunidades formação profissional e área de lazer.
Segundo o secretário executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Gael, os Cieps Anísio Teixeira, no Fonseca, e Esther Botelho, no Cantagalo, também municipalizados estão no projeto Nova Geração e entraram na reta final de suas obras. Serão oferecidas nos dois bairros atividades como basquete, futebol, lutas, dança, cinema, teatro e artes visuais, entre outras.


sábado, 23 de março de 2019

Bolsonaro confirma presença do Brasil em Conferência do Clima

por Marcos Pedro Crelier
201608029361

Diretamente do Chile, o presidente Jair Bolsonaro confirmou que o Brasil estará presente na Conferência do Clima. Confira os detalhes no áudio

Evento no Plaza Shopping une gastronomia, arte e música

por Marcos Pedro Crelier
201608029361

Ocorre nesse fim de semana, no Plaza Shopping, o evento Plaza High Line, que reúne diferentes formas de arte, gastronomia e música. A festa ocorre no terraço, com acesso pelos pisos G5 e G6, contando inclusive com vista privilegiada para a Baía de Guanabara e alguns dos principais pontos turísticos do Rio e de Niterói.

No G5, está concentrada a parte artística do evento, com obras de arte como a do paulistano Ronito Delgado, que reproduz cartões-postais de Niterói. É também nessa área que estão paredes grafitadas, um balanço iluminado e uma escultura com asas de madeira, e todas essas três atrações permitem que os visitantes interajam e tirem fotos para as redes sociais.

Ainda no mesmo piso, está localizado o palco do evento, que conta com diversas bandas niteroienses se apresentando. Nesse sábado, por exemplo, uma das principais atrações é a Vizinhos da Velha do Gato, que faz covers "irreverentes", segundo o vocalista da banda, para sucessos de bandas como Barão Vermelho e 30 Seconds to Mars.

Já no G6, predomina a gastronomia. São vários food trucks espalhados, vendendo desde cachorros-quentes até risotos, mas a atração mais encontrada mesmo são os hambúrgueres gourmet. Para beber, destacam-se as cervejas artesanais de marcas conhecidas como NOI e Máfia, além de outras de cidades interioranas do Rio. "Tem música, comida, tem essa vista linda do Rio... não tem motivo para não vir", disse o analista de marketing Leonardo Higes, de 25 anos.

Inspirado no High Line Park, de Nova York, o Plaza High Line está em sua segunda edição, e a expectativa, se depender do público, é que se torne um evento tradicional e anual do shopping durante muito tempo. "Minhas filhas adoram, e eu também", resume a fisioterapeuta Raíssa Dias, de 42 anos.


quarta-feira, 20 de março de 2019

Restaurante Da Carmine recebe banda e comemora o Dia do Imigrante Italiano

Aluna: Anna Clara Barci Huguenin 201702206904

O Dia Nacional do Imigrante Italiano no Brasil é comemorado em 21 de fevereiro. Em Niterói, a data foi festejada em grande estilo, nesta quinta-feira, no restaurante italiano Da Carmine, em Icaraí. O evento teve direito, além da comida ítala, ao show da banda Viva Napoli, cantando músicas italianas com o próprio chef Carmine Marasco.
Um dos presentes no evento, Matheus Militão, disse ter se sentido na Itália, junto de sua namorada. “Vim para o evento com minha namorada. Como nunca fomos à Itália, ela veio até nós, e de uma forma bastante completa!” Já o chef Carmine Marasco, italiano de nascença, despertou nostalgia em sua memória ao cantar e ao presenciar um momento marcante como aquele.
A Banda Viva Napoli celebra a cultura italiana em suas músicas, tanto originais quanto covers. São quatro os integrantes. Mário Colosimo é o diretor musical e mestre no acordeon. Já Leandro Donato maravilha a todos quando toca seu violão, em conjunto com Francisco Nilson, o contra-baixo. Vladimir Cabanas, por fim, é quem solta a voz entre agudos e graves encantadores, com um italiano bem ensaiado. "Unimos o útil ao agradável: a cultura gastronômica italiana junto da capacidade dos músicos, que se empenham em aprender as canções e grandes sucessos”, disse Mário Colosimo.

Foto: Anna Huguenin

(Carmine e banda Viva Napoli)

Programa Niterói Presente completa um ano e três meses com mais de 200 prisões.


Julia Vieira Lima - 201602138095                                                                                                                                                                                   

                                                                                             Foto: Prefeitura de Niterói
O projeto atua desde o dia 15 de dezembro de 2017 e tem como propósito reforçar a segurança no município. São disponibilizados diariamente 300 homens nas ruas de Icaraí, Santa Rosa, Centro e Fonseca (Alameda São Boaventura).
Os agentes patrulham as ruas dos bairros a pé, de carros ou em motos procurando por pessoas com mandato de prisão expedido pela justiça. Mais de 100 criminosos foram presos em flagrante por roubo, furto e porte ilegal de arma de fogo. Ao todo, foram, aproximadamente, 200 suspeitos detidos até este mês.
O responsável pelo programa é o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, coronel Paulo Henrique Moraes, que acredita que o objetivo do programa foi alcançado com sucesso. A operação é totalmente custeada pela Prefeitura de Niterói, com investimento anual de R$25 milhões.

terça-feira, 19 de março de 2019

Mais de 40 toneladas de lixo são recolhidas pela CLIN durante o carnaval.


Julia Vieira Lima - 201602138095

                                                                          Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói.

A prefeitura de Niterói, através da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN), recolheu durante o carnaval mais de 40 toneladas de resíduos nas vias públicas da cidade.

Cerca de 500 funcionários atuaram nas ruas com o auxílio de equipamentos como: caminhões basculantes e compactadores, carregadeiras, varredeiras e pipa.

O bairro onde os foliões deixaram o maior acúmulo de lixo foi Santa Rosa, na zona sul. Os materiais mais encontrados foram garrafa pet, latas de alumínio, confete e serpentinas.

A companhia garantiu também a limpeza das praias do município, ao todo, foram retiradas 118 toneladas de sujeira.

sábado, 9 de março de 2019

Em debate contra máquina, o homem ainda leva a melhor

Anna Clara Barci Huguenin - 201702206904

A conferência Think 2019 aconteceu nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, em São Francisco, Califórnia. O evento é feito pela IBM e tem o intuito de apresentar novas tecnologias e debates, um campo perfeito para pesquisadores e fãs de tecnologia.
No evento deste ano, uma atração chamou atenção. A IBM apresentou a IBM Project Debater, uma IA (Inteligência Artificial) com o propósito de debater com seres humanos. E o projeto não é de hoje: ela já vinha sendo treinada desde 2012.
A máquina tomou os holofotes para si, quando chegou ao palco do Think 2019. Ela foi desafiada a debater com Harish Natarajan, campeão europeu de debate em 2012 e finalista no Mundial de mesma categoria em 2016. O tema escolhido foi “subsídios para a pré-escola”. Tanto Miss Debater (como a máquina foi chamada) quanto Natarajan só tiveram conhecimento do assunto 15 minutos antes do debate. Ela era a favor da proposta, ele, contra.

Para sustentar seu argumento, Miss Debater apoiou-se na ideia de que a pré-escola ajudaria a diminuir a pobreza. Já Natarajan contra-argumentou, dizendo que o desvio de dinheiro para pré-escolas prejudicaria outras áreas sociais. O resultado? Apesar de uma máquina vencer o seres humanos em muitos quesitos, dessa vez a tentativa foi falha. Natarajan venceu com maestria.
Foto: Divulgação/IBM
(Harish Natarajan e IBM Project Debater)

Oscar 2019 é objetivo e honra boas produções

Aluna: Anna Clara Barci Huguenin - 201702206904

Em meio a muitas comemorações, dando lugar até a pulo de Spike Lee no colo de
Samuel L. Jackson, o 91º Oscar premiou diversos filmes e atores neste domingo (25).
A cerimônia, contudo, não foi como muitos esperavam. Não houve apresentador,
tudo ocorreu de maneira rápida, sequencial: premiação; discurso; propaganda,
além de apresentações musicais. E para quem apoiava a causa #OscarsSoWhite,
houve resposta.

O filme “Green Book: o guia” levou a estatueta de melhor filme. Outro longa que se
destacou foi “Roma”, ganhando prêmio de: melhor direção, melhor filme estrangeiro
e melhor fotografia. O diferencial? A produção é da Netflix, mostrando o peso que o
serviço está tendo em grandes eventos cinematográficos. “Bohemian Rhapsody
ganhou nos quesitos: montagem, mixagem de som, edição de som e melhor ator,
com Rami Malek. Já “Nasce Uma Estrela” ganhou o prêmio de melhor canção, com “Shallow”.
Foto: E! News
Lady Gaga discursa ao receber sua estatueta.

A hashtag #OscarsSoWhite defendia maior destaque dos negros nos Oscars, em detrimento
dos brancos e, nessa edição, a premiação exaltou filmes de temática racial e atores negros e
latinos.  O próprio filme ganhador da noite tratava de tema racial. A atriz Regina King ganhou
melhor atriz coadjuvante por “Se a Rua Beale Falasse”. Alfonso Cuarón, diretor de “Roma”,
ganhou como melhor direção.